sexta-feira, 4 de novembro de 2011

Preso seria gerente do tráfico da Vila Aliança, diz delegada no Rio (Postado por Lucas Pinheiro)

A delegada Márcia Julião, da 34ª DP (Bangu), disse na tarde desta sexta-feira (4) que um homem de 33 anos, preso na operação policial na favela de Vila Aliança, na Zona Oeste do Rio, seria o gerente do tráfico da comunidade.

Na ação, um suspeito morreu e ao todo três foram presos. O homem que seria gerente do tráfico, um homem de 27 anos que foi preso dentro do Colégio estadual Daltro Santos, onde parte dos suspeitos se escondeu na fuga da operação, e um homem de idade não divulgada e que foi baleado, segundo a delegada.

Um quarto suspeito foi preso na tarde desta sexta-feira, perto da escola com um radiotransmissor. A Polícia Militar chegou até ele após informações passadas ao Disque-Denúncia. O suspeito também foi levado à 34ª DP.

Márcia Julião informou que o suspeito morto na operação tem passagem pela polícia por tráfico de drogas em 2005. Foram apreendidos dois fuzis, um AK 47 e um AR 15, mais de mil munições e cerca de 790 trouxinhas de maconha.


A delegada explicou que na escola os suspeitos não chegaram a fazer reféns. Segundo disse, as crianças foram sendo liberadas depois de apresentarem a caderneta escolar e só quando a escola foi esvaziada a polícia entrou.

O suspeito preso no prédio foi encontrado num banheiro do segundo andar, e tinha mudado de roupa, colocando o uniforme dos faxineiros.

Segundo o tenente Lucas Fonseca, do 14º BPM (Bangu), os criminosos teriam entrado na escola por volta das 10h, fugindo da operação policial iniciada na região às 5h.

“A escola fica perto da entrada da Vila Aliança e recebemos a informação de que os criminosos teriam fugido para lá. Nossa maior preocupação foi preservar as crianças. Montamos o cerco com dois blindados, várias viaturas e PMs também a pé. Só entramos depois que a escola foi totalmente evacuada”, disse, acrescentando que as operações seguem.

“As operações continuam hoje, amanhã e depois, não têm prazo para terminar. Elas visam o enfraquecimento do domínio do Matemático no tráfico da região, responsável pelos frequentes tiroteios na região da Vila Kennedy, comunidade que ele quer invadir”, explicou o tenente.

Barricada
Uma barricada foi montada em uma das principais ruas da Vila Aliança, na Zona Oeste do Rio, na manhã desta sexta. Segundo as primeiras informações, o obstáculo foi colocado em forma de protesto à ação da polícia na comunidade. A barreira de pedaços de madeira foi colocada na Estrada do Taquaral, uma das principais da região.

A PM fez uma operação nas favelas da Vila Aliança, em Bangu, e também na Coreia e Rebu, em Senador Camará.

Suspeito detido em escola
Pela manhã, policiais militares cercaram o Colégio estadual Daltro Santos, no acesso à Vila Aliança. Os traficantes invadiram o local para se esconder. O colégio foi esvaziado para as buscas e as aulas foram suspensas.

Procurada pelo G1, a Secretaria estadual de Educação informou, por meio de nota enviada às 12h35, "que, devido a uma incursão policial em Bangu, bandidos em fuga passaram pelas dependências do Colégio Estadual Professor Daltro Santos. Não houve reféns, ninguém ficou ferido, nem houve danos ao patrimônio ou furto de equipamentos. Como medida preventiva, as aulas foram suspensas também, temporariamente, nos colégios estaduais Bangu e Collechio".

A secretaria esclareceu ainda "já entrou em contato com a Secretaria de Segurança Pública para que sejam adotadas todas as medidas possíveis para garantir a integridade física e moral de alunos, professores e funcionários. Vale ressaltar que os conteúdos das aulas serão repostos. A Diretoria Regional se reunirá hoje com representantes da SESEG para avaliar a situação no entorno", diz a nota.

Operações são constantes na região
Desde segunda-feira (31), a PM faz operação na região, que há meses sofre com os confrontos entre traficantes das favelas Vila Aliança, Coreia e Rebu, que tentam tomar pontos de tráfico na Vila Kennedy. Além de reprimir o tráfico, a PM tenta cessar o conflito armado entre os traficantes. A polícia também tenta localizar o traficante Matemático, apontado como chefe do tráfico em Senador Camará.

Na quinta-feira (3), o comandante Fontenelle disse que um mapeamento feito pela PM apontou que existem 65 suspeitos com radiotransmissores que atuam nessas comunidades. Ainda segundo o comandante, no mesmo dia, um suspeito foi preso com uma submetralhadora.

Outras operações
Também nesta sexta-feira (4), policiais do Bope fazem operação nas favelas de Manguinhos, no subúrbio. Dois suspeitos morreram e armas foram apreendidas.

Em Duque de Caxias, na Baixada Fluminense, PMs do 15º BPM (Duque de Caxias) fazem uma operação para reprimir o tráfico nas favelas do Lixão e Vila Ideal. Um suspeito foi preso.

No bairro de Irajá, no subúrbio, agentes do 41º BPM (Irajá) também fazem operação na Favela de Acari. Assim como nas outras operações, o objetivo da PM é combater o tráfico no local.

Nenhum comentário: