segunda-feira, 8 de outubro de 2012

Paes samba e canta na festa da vitória no Parque de Madureira (Postado por Lucas Pinheiro)

 Eduardo Paes (PMDB) foi reeleito prefeito do Rio de Janeiro neste domingo (7), em primeiro turno, em resultado confirmado às 18h40. Após se pronunciar na porta de sua casa, na Gávea Pequena, na Zona Sul, o prefeito seguiu acompanhado do governador Sérgio Cabral, de seu vice Adilson Pires e de sua família para o Parque de Madureira, no subúrbio do Rio, para comemorar a vitória (no vídeo, Paes samba ao som da bateria da Portela).


O cantor Arlindo Cruz fez show por volta das 21h30. Em seguida, quem subiu ao palco foi a bateria da Portela. O prefeito reeleito Eduardo Paes chegou ao local às 21h40 e ficou até 22h20.

 Quando a bateria da escola de samba subiu ao palco, o próprio Eduardo Paes puxou o samba-enredo deste ano da escola de Madureira. Paes agradeceu aos votos que recebeu dos eleitores da Zona Norte do Rio de Janeiro. “Foram vocês que me elegeram. Vou fazer muito para vocês. Chega de cidade partida.”

Segundo a PM, cerca de 6 mil pessoas acompanham a festa do Eduardo Paes no parque de Madureira.

O governador Sérgio Cabral disse que não se surpreendeu com a porcentagem que reelegeu Eduardo Paes. Ele disse que a reeleição é resultado da parceria entre o governo estadual, municipal e federal e das obras realizadas em áreas mais carentes da cidade.

Cabral afirmou que o candidato do PMDB para o governo do estado é o seu vice Luiz Fernando Pezão. No entanto, Pezão ainda não se considera candidato.

“Ainda temos muito o que fazer, 2013 será um ano que temos muitas coisas para entregar. Não tenho dúvidas de quem representar esta chapa sairá campeão nas próximas eleições”, disse Luiz Fernando Pezão.

Com a apuração completa, pouco depois das 20h, o candidato do PMDB teve 64,60% dos votos válidos (2.097.733), e Marcelo Freixo (PSOL), 28,15% (914.082).

 "Vou trabalhar muito. Dar a cara a tapa, sem receio de voltar atrás caso tome alguma atitude errada", disse Paes em seu discurso da vitória.

Paes esteve à frente da disputa eleitoral desde o início. Entre suas principais bandeiras de campanha estava a implantação novos corredores expressos BRTs, como a TransOeste, e a evitalização da Zona Portuária.

Freixo, que ficou em segundo lugar, teve o apoio de grandes artistas brasileiros — como Chico Buarque, Caetano Veloso e Wagner Moura — mas não conseguiu reverter o resultado. Após a derrota, ele desejou sorte ao prefeito reeleito, mas disse que vai fazer oposição. "Se alguém acha que fizemos muito, não imagina o que vamos fazer a partir de hoje", disse.

 Biografia
Eduardo da Costa Paes é carioca e tem 42 anos. Formou-se em Direito na PUC-RJ, mas não chegou a exercer a profissão. No início dos anos 90, iniciou sua trajetória política na Juventude Cesar Maia e logo foi designado subprefeito da Barra da Tijuca e Jacarepaguá, aos 23 anos.

Em 1996, foi eleito vereador com o maior número de votos da cidade. Em 1998, elegeu-se deputado federal. Em 2001, na segunda gestão de Cesar Maia como prefeito do Rio, Paes foi escolhido para assumir a secretaria do Meio Ambiente, mas deixou o governo em 2002, após se eleger, pela segunda vez, deputado federal, trocando o extinto PFL pelo PSDB.

Em 2008, com o apoio do governador Sérgio Cabral, foi eleito prefeito no segundo turno, com 50,83% dos votos válidos, à frente de Fernando Gabeira, do PV.

Campanha
Na reta final da campanha, o Ministério Público Eleitoral (MPE) recebeu denúncia de abuso de poder econômico por parte da campanha Paes. Marcelo Freixo também entrou com representação pedindo que o Ministério Público investigasse o caso. A denúncia foi publicada na página da revista "Veja" na internet.

 A revista apresentou uma gravação de uma reunião que aconteceu entre Jorge Esch, presidente estadual do Partido Trabalhista Nacional (PTN), e correligionários do partido. Na gravação, ele afirma que impediu uma candidatura própria do PTN à Prefeitura do Rio para apoiar Eduardo Paes em troca de R$ 200 mil destinados às campanhas de vereadores do partido. Paes classificou a denúncia como factóide.

Propostas
Dentre as principais propostas do prefeito reeleito estão a redução em pelo menos 50% da população carioca abaixo da linha da pobreza e a construção de mais 50 mil casas populares; a criação de 30 mil vagas no ensino infantil, com 120 novos espaços; a meta de coletar 25% do lixo reciclável da cidade e aumentar para 55% (11 vezes mais) a rede de esgoto tratado da Zona Oeste; atingir 70% de cobertura da saúde básica, além de contratar mais 2 mil médicos; e concluir 150 km de corredores de ônibus BRTs, 30 km de VLT (veículo leve sobre trilho) no Centro.

Paes teve o apoio do PTN, PDT, PSDC, PP, PPS, PSL, PSB, PMN, PTC, PSC, PRB, PRP, PSD, PTB, PHS, PRTB e PT.

Resultado final
Votos Válidos (excluindo brancos e nulos): 3.247.070 (86,49%)
Eduardo Paes (PMDB): 2.097.733 (64,60%)
Marcelo Freixo (PSOL): 914.082 (28,15%)
Rodrigo Maia (DEM): 95.328 (2,94%)
Otavio Leite (PSDB): 80.059 (2,47%)
Aspásia Camargo (PV): 41.314 (1,27%)
Cyro Garcia (PSTU): 12.596 (0,39%)
Fernando Siqueira (PPL): 5.021 (0,15%)
Antonio Carlos (PCO): 937 (0,03%)

Total de votos: 3.754.393
Brancos: 188.862 (5,03%)
Nulos: 318.461 (8,48%)

Nenhum comentário: