quinta-feira, 26 de julho de 2012

Polícia prende 18º suspeito de matar PM de UPP do Alemão, no Rio (Postado por Lucas Pinheiro)

Policiais da Divisão de Homicídio (DH) prenderam, na madrugada desta quinta-feira (26), o traficante Regis Eduardo Batista, conhecido como "RG". O criminoso é um dos suspeitos de participar do assassinato da soldado Fabiana Aparecida de Souza, de 30 anos, na comunidade Nova Brasília, no Conjunto de Favelas do Alemão, na Zona Norte do Rio. A PM foi morta na noite de segunda (23), durante um ataque de criminosos à Unidade de Polícia Pacificadora (UPP).

Regis foi localizado no Morro do Chapadão, em Costa Barros. Ele é um dos homens de confianças do traficante Luís Fernando Nascimento Ferreira, o "Nando Bacalhau", líder do tráfico daa localidade. De acordo com a polícia, ele possui 27 mandados de prisão por vários crimes, entre eles homicídio, roubo e tráfico de drogas e ainda é apontado como integrante de uma quadrilha de ladrões de carros.

Até o fim de quarta-feira (25), 17 pessoas tinham sido presas e quatro menores apreendidos em operações da Polícia Militar, suspeitos de participar do ataque à Unidade de Polícia Pacificadora (UPP), que terminou com a morte da soldado.

Na manhã de quarta, a polícia divulgou as fotos de quatros suspeitos de participar do assassinato da soldado, entre elas a de Regis. De acordo com a polícia, os outros suspeitos foram identificados como Ilan Sales, o "Capoeira", Alan Montenegro, o "Da Lua", e Fernando Batista, o "Alemão". Quem tiver informações pode ligar para a central, através do número (21) 2253-1177.

Fabiana foi baleada no peito e foi socorrida pelos colegas. Ela chegou a ser levada para um posto médico dentro da própria comunidade, mas não resistiu. A soldado, que estava na polícia havia pouco mais de um ano, era solteira e não tinha filhos. Um cinegrafista amador registrou o momento da troca de tiros. Nas imagens, é possível ouvir o barulhos dos disparos.

O corpo da policial foi enterrado na manhã de quarta, no Cemitério do Riachuelo, no município de Valença, no interior do estado.

Patrulhamento reforçado
Após o ataque, o Batalhão de Operações Especiais (Bope), que faz buscas aos criminosos nesta terça-feira (24), informou que vai patrulhar a região por tempo indeterminado. Por volta 11h30, três suspeitos foram detidos, um deles menor de idade, por homens Bope. Eles foram levados para a 21ª DP (Bonsucesso). Os dois maiores possuem antecedentes criminais.

O policiamento foi reforçado em todo o entorno do Alemão. Circulam pelas principais vias da região patrulhas do 16º BPM (Olaria) e do 22º BPM (Maré). No interior da favela, homens do Bope vasculham ruas e becos atrás dos criminosos.

O coordenador das UPPs, coronel Rogério Seabra, disse, na manhã desta terça, que os coletes à prova de balas usados nas unidades não seguram tiro de fuzil.

Segundo ele, os policiais das UPPs usam equipamentos adequados para ações cotidianas. Mas o oficial nega que ocorram mudanças no trabalho das UPPs daqui em diante.

Nenhum comentário: