sábado, 22 de outubro de 2011

Moradores de Ipanema protestam contra nova estação de metrô (Postado por Erick Oliveira)

Moradores de Ipanema, na Zona Sul do Rio, fizeram um protesto, neste sábado, contra o projeto de mais uma estação de metrô no bairro. Os manifestantes levaram cartazes e distribuíram panfletos em defesa da preservação da Praça Nossa Senhora da Paz, onde está prevista a obra de expansão da Linha 1, que será integrada à Linha 4.
Para eles, a obra vai causar um grande impacto ambiental no bairro. Os moradores fizeram um abaixo-assinado. Segundo eles, o documento será entregue ao governador Sérgio Cabral, ao secretário estadual de Transportes, Júlio Lopes, e também ao Ministério Público.

De acordo com os manifestantes, a estação do metrô na Praça General Osório, já em funcionamento, e uma outra prevista para o Jardim de Alah são suficientes para atender ao bairro.
A secretaria estadual de Transportes informou que em todo lugar do mundo a distância entre estações do metrô deve ser de no máximo 800 metros. De acordo com a secretaria, entre a Praça General Osório e o Jardim de Alah são 1.800 e, por isso, existe a necessidade de uma estação no meio do caminho. A previsão é que a Linha 4 do metrô comece a operar em 2015.
Estação divide opiniõesO projeto de construção da nova estação do metrô na Praça Nossa Senhora da Paz vem dividindo a opinião de moradores.
Rodrigo Moreira, morador do bairro há 40 anos, desde que nasceu, é totalmente contra o metrô na praça. "É desnecessário. A estação General Osório é bem perto daqui. Além disso, na praça tem árvores de mais de 80 anos", contou ele, que todos os dias leva seu cãozinho basset daschund para passear no local. Mesma opinião tem outro morador, Maurício Graccho, que brinca com a neta Clara na pracinha. "Sou contra o metrô porque vai destruir a praça. E também vai aumentar o trânsito de pessoas estranhas ao bairro".
Já a arquiteta Maria Bacelar, outra moradora, é a favor do metrô e explica:
"Serão menos ônibus circulando nas ruas do bairro. E a obra, sendo subterrânea, não significa qus a superfície vá ser destruída. A obra não precisa desfigurar a praça", disse ela, exercitando-se com a filha Carolinna nos aparelhos de ginástica.
Maria Justina Felipe, que vive em Ipanema há 30 anos, concorda, dizendo que vai ser bom para todo mundo.
"E vai diminuir o número de ônibus na rua. As pessoas vão chegar mais rápido com o metrô. Sou a favor".
Pulmão do bairro
A organizadora do protesto deste sábado foi a moradora Ignez Barreto, coordenadora do Projeto Segurança Ipanema (PSI), um movimento voluntário apartidário que foca o trabalho na segurança do bairro "não apenas em termos de repressão, mas do melhor aproveitamento do espaço público, da limpeza, dá regularização fundiária e urbanística da comunidade do Cantagalo", segundo explicou.
Ela disse que, em maio, os 600 voluntários do PSI organizaram uma enquete em que foram ouvidos 1.168 moradores de Ipanema em 60 prédios e apenas 126 moradores apoiaram o metrô na Praça Nossa Senhora da Paz.
"91,37%dos entrevistados foram contra. A praça é única no bairro, é o pulmão de Ipanema com árvores de mais de 80 anos. A praça e seu entorno são tombados pela prefeitura há 30 anos. A obra do metrô causara um enorme impacto ambiental, destruindo fauna e flora",disse ela.

Nenhum comentário: