Rio de Janeiro - Manchas de um óleo pesado, semelhante a piche, foram encontradas ontem e hoje em praias de Arraial do Cabo e Cabo Frio (Região dos Lagos), no Rio de Janeiro. Técnicos do Instituto Estadual do Ambiente (Inea), das prefeituras locais, da Marinha e da Petrobras estiveram nas praias para analisar os efeitos da poluição e coletar amostras para tentar identificar o tipo de óleo e a origem dele.
Uma das hipóteses para o vazamento é a de que o óleo seja proveniente da limpeza mal executada de tanques de navios. Pela forma altamente esparsa como as pelotas de óleo estão espalhadas, em sua maioria na areia das praias, o Inea concluiu que não havia necessidade de operações de contenção.
A Marinha informou que está sendo feito o monitoramente do tráfego marítimo dos navios que tiveram como destino o Porto do Rio de Janeiro nos últimos quatro dias, além de um mapeamento das embarcações que estão perto do local. O objetivo é fazer uma comparação das amostras coletadas nas embarcações com o material encontrado inicialmente nas areias na tentativa de identificar os responsáveis e multá-los.
Apesar de a Petrobras não ter registrado problemas em suas instalações na Bacia de Campos ou nas embarcações prestadoras de serviços que operam na área, a empresa enviou equipes para ajudar na limpeza das praias. O Inea alerta os frequentadores das praias atingidas que evitem utilizar solvente para a limpeza das partes do corpo sujas de óleo, devido ao risco de intoxicação, e que usem somente óleo de cozinha.
Nenhum comentário:
Postar um comentário