quinta-feira, 22 de setembro de 2016

Ondas de 2,5m podem atingir a orla do Rio até 21h desta quinta (22)


Alerta foi emitido pela Marinha e vale para todo o litoral.
Ciclovia Tim Maia segue em funcionamento.

Do G1 Rio
Fortes ondas do mar em ressaca cobrem o mirante do Leblon, na Zona Sul do Rio de Janeiro (Foto: João Laet/Agência O Dia/Estadão Conteúdo)Fortes ondas do mar em ressaca cobrem o mirante do Leblon, em 2015. (Foto: João Laet/Agência O Dia/Estadão Conteúdo)
O Centro de Hidrografia da Marinha do Brasil emitiu nesta quinta-feira (22) um alerta de ressaca válido para o litoral do Rio de Janeiro. De acordo com as informações da Marinha, neste período, as ondas podem atingir 2,5 m até às 21h desta quinta.
Em nota, a Marinha pede para que seja evitado o banho de mar em áreas que estejam em condições de ressaca, a prática de esportes no mar e o tráfego de bicicleta na orla caso as ondas estejam atingindo a ciclovia.
A primeira interdição na ciclovia Tim Maia, entre São Conrado e Barra da Tijuca., aconteceu no dia 15 de setembro, quando uma ressaca provocou ondas que variavam de 2,5m a 3,5m. Segundo o Centro de Operações, até o momento nenhum dos protocolos de segurança foi atingido.
Os protocolos do plano de contingência são: caso os sensores marítimos indiquem ocorrência de ondas com altura igual ou maior que dois metros, e com período de pico igual ou maior a 15 segundos; ou os dados do Inmet apontem registros de ventos iguais ou superiores a 90 km/h.
Agentes da Defesa Civil e da Guarda Municipal atuam no local e equipes do Centro de Operações e do Alerta Rio monitoram as condições do tempo.
Os parâmatros foram definidos após a tragédia que matou duas pessoas em abril, quando a ciclovia foi atingida por uma onda e desabou. O acidente foi em outro trecho da Ciclovia Tim Maia, na Avenida Niemeyer, entre Leblon e São Conrado. Catorze pessoas respondem na Justiça por homicídio culposo.







Postado por Carlos PAIM

Nenhum comentário: