quinta-feira, 16 de abril de 2009

Truculência no caminho do trabalho: Agentes da SuperVia espancaram e chutam passageiros de trem na estação de Madureira

O Globo

Truculência no caminho do trabalho
Agentes da SuperVia espancaram e chutam passageiros de trem na estação de Madureira

Para lidar com vagões de trens superlotados - um problema agravado por causa da greve dos ferroviários - pelo menos dez agentes da SuperVia espancaram e ofenderam passageiros, ontem, na estação de Madureira. Os funcionários chegaram a improvisar chicotes com o cordão de seus apitos. As cenas foram filmadas pela TV Globo e três passageiros foram à 29ª DP (Madureira) registrar queixa. Em nota, a SuperVia informou que lá demitiu quatro agentes. O comando da PM pediu explicações a um policial que assistiu passivamente à pancadaria. (págs. 1 e 10)


------------------------------------------------------------------------------------

Folha de S. Paulo

Funcionários de estação de trens agridem usuários no RJ
Funcionários da estação de trens de Madureira (zona norte do Rio) foram filmados agredindo usuários que tentavam entrar nos vagões lotados. As agressões, a socos e chicotadas com cordas de apitos, só cessaram quando as portas se fecharam.

A Polícia Civil deve abrir inquérito. Segundo a SuperVia, que administra as ferrovias do Rio, os funcionários "se excederam", e quatro deles foram demitidos. (págs. 1 e C1)


Foto legenda: Usuários embarcam em trem em Queimados (Baixada Fluminense); no destaque, agente é filmado durante agressão a passageiros na estação de Madureira, no Rio



------------------------------------------------------------------------------------

O Estado de S. Paulo


Chicote, arma para fechar a porta do trem
Agentes da Supervia, concessionária de trens do Rio, foram flagrados agredindo usuários em Madureira com socos, pontapés e chicotes improvisados. Os funcionários tentavam manter fechadas as portas do trem, lotado em razão da greve dos ferroviários. A Supervia demitiu os agentes, mas alega que "a situação era de descontrole". (págs. 1, C1 e C3)

Foto legenda: Violência – Funcionário chicoteia passageiro em trem no Rio

------------------------------------------------------------------------------------

Jornal do Brasil

Selvageria contra usuários dos trens
Quatro seguranças são demitidos

À base de chicotadas, socos, pontapés e xingamentos racistas, passageiros foram amontoados ontem por seguranças nos trem da SuperVia, em cenas f1agradas pela TV Globo. Quatro funcionários foram demitidos por intervenção do governador Sérgio Cabral. Segundo a concessionária, "embora as transgressões não justifiquem os excessos", os passageiros viajavam sobre o trem, tentavam bloquear as portas e invadiram a cabine de cauda, destruindo extintores. (págs. 1 e A12)

Foto legenda: Agressão - Segurança ataca um dos passageiros. Eles asseguram que a violência é corriqueira nas estações

------------------------------------------------------------------------------------

Nenhum comentário: